Rodapé: proteção e decoração nos detalhes

O rodapé exerce a função técnica de proteger paredes contra desgaste de atritos, como pontapés e outros contatos indesejados. Por interferir visualmente na arquitetura, demarcando o perímetro do ambiente, também é aproveitado para decorar. Ele é fabricado em diversas dimensões, materiais, cores e acabamentos.

 

Rodapés altos — 15 cm para cima — ganham maior destaque visual, sendo ideais para decorar espaços amplos, como salas com pé-direito duplo. Em ambientes com área reduzida, como em apartamentos, a especificação tende a preferir por rodapés menores — de 12 cm para baixo — evitando que a parede fique com visual achatado e que outros elementos decorativos sejam ofuscados.

MATERIAIS, CORES E ESTILOS

 

Já o material deve atender a característica do ambiente, como em áreas molhadas, por exemplo, indica-se o uso de cerâmica, porcelanato e pedras que apresentam resistência à umidade; enquanto em salas e quartos, recomenda-se a colocação de rodapés de gesso, poliestireno, madeira e MDF, que são mais aconchegantes e que permitem a passagem de fios e cabos.

 

As cores dos rodapés são especificadas de modo a conferir maior harmonia nos espaços, por meio de tons semelhantes ou contrastantes em relação ao revestimento do piso e das paredes. O uso de uma tonalidade clara, por exemplo, pode ressaltar o revestimento escuro da parede ou do piso.

Por sua vez, o acabamento do rodapé pode ser liso, sobreposto, curvo, reto, abaulado, com friso negativo ou positivo etc. Na especificação, a recomendação é pela escolha de um modelo que preserve o padrão do desenho arquitetônico.

 

A tipologia da obra também pode influenciar em todas as decisões. Em projetos de saúde, por exemplo, a prioridade é por rodapés de PVC de sobrepor com canto curvo, pois atendem normas de higiene para hospitais e clínicas com maior precisão.

 

OUTROS ELEMENTOS

 

Os rodapés também interagem com outros elementos do ambiente, como portas e batentes. O conceito de adequação é o mesmo aplicado para revestimento de pisos e paredes, ou seja, cores que denotem contraste ou assimilem a tonalidade das esquadrias.

 

Outra forma de tirar partido dos rodapés para decorar ambientes amplos é por meio da inserção de fitas de LED, que projetam luz no piso do ambiente.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.